Olá amigos do ADRIANO REPÓRTER, o post de hoje é meio fora do assunto, mas sem deixar de ter valor informativo.
Pós é, estava eu a "surfar" na rede e encontrei algo muito interessante.
Um amigo de Angola teve a brilhante ideia de juntar todos, ou pelo menos a maioria, dos blogs que falam de Angola.
Já se foi o tempo em que os blogueiro angolanos viviam em ilhas nesse imenso oceano de informação e entretenimento que é a Internet. podemos agora saber mais sobre e nosso país e o que os nossos compatriotas escrevem e partilham com o mundo.
basta um clique neste
link para
acessar a grande comunidade angolana na blogosfera.
Veja ai:
http://blogsquefalamdeangola.blogspot.com/Parabéns JotaCê Carranca.
por: Adriano Fernandes
A bola, os atletas, o relvado, e claro, os adeptos. Está reunido o mais que necessário. Há festa. Soa o apito, a esfera rola na relva ajeitada pelo pé de quem destemidamente luta pela vitória. Sua a camisola. Coloca-se em pratica as jogadas ensaiadas e Num drible perfeito o adversário é passado para trás. Com firmeza no chute, a bola é encaminhada para a direcção certa fazendo sacudir as redes. No rosto dos atletas uma felicidade que só se compara ao nascimento do primogénito, nas bancadas uma explosão de emoções e delírios próprias dos aficionados.
De golo em golo, somam-se vitórias e derrotas até que, por fim, o mundo conheceu a selecção campeã africana em futebol.
Foi assim no Gana e será assim também em Angola em 2010.
A contagem é regressiva. Faltam menos de 1 ano e meio para começar a festa do rei futebol e a expectativa aumenta.
Espera-se mais de 4 Mil visitantes em 2010, entre atletas, dirigentes e média. Haverá grande movimentação a volta do campeonato africano das nações e a comissão organizadora está ciente disso, aliás, todo povo angolano está mobilizado para fazer desse evento desportivo um marco para firmação de Angola no contexto africano e mundial.
Apesar do pouco tempo que nos separa do evento, as obras dos quatro estádios que estão a ser erguidos para o campeonato vão a bom ritmo e a comissão preparatória garante que estarão concluídas nos prazos estabelecidos.
A par da construção dos estádios, outras infra-estruturas de apoio estão a ser construídos.
Saúde
Para atender às exigências da CAF, a Federação Angolana de Futebol e o Governo de Angola estabeleceram um programa específico de saúde para suporte à realização do CAN. Inicialmente voltado para atender as equipas, adeptos e espectadores do futebol, esse programa deixará para a população das quatro províncias um legado de novos equipamentos de saúde, como a reconstrução total do Hospital de Benguela e a reforma do Hospital Central do Lubango.
Turismo
Em parceria com a iniciativa privada, Angola está a ampliar a sua rede de hotelaria com a construção de novas unidades e reabilitando outras já existentes em todas as províncias do país e, em particular, nas províncias que albergarão o CAN. Sem contar os turistas, somente em equipas e seus delegados, oficiais e membros da Assembleia-Geral da CAF, convidados, patrocinadores e profissionais de Mídia, são esperados mais de 4mil visitantes.
Segurança
Independentemente do nível de conforto que se pretende instalar nos novos estádios, uma questão que nunca pode ser esquecida é a da segurança. O Comando-Geral da Polícia Nacional vai garantir as condições necessárias para a segurança das equipas estrangeiras, convidados e de toda a população que participe nos eventos do CAN.
Telecomunicações
A Angola Telecom, operadora pública de telecomunicações, vai disponibilizar a base de suporte tecnológico para todos os sistemas de informação e comunicações necessários para o CAN, utilizando a sua infra-estrutura moderna já instalada no Pais, da qual destacamos o cabo submarino costeiro, que irá interligar todas as capitais de província da costa angolana, incluindo Benguela, Cabinda e Luanda, além da rede básica nacional “backbone” em fibra óptica, interligando todas as províncias do país, e que está em fase muito adiantada de execução.
__________
com: COCAN
Por: Adriano Fernandes
Com 715 pontos, o grupo União Mundo da Ilha do Município da Ingombota consagrou-se vencedor da 30ª. Edição do Carnaval em liberdade num universo de 14 concorrentes.
Com esta vitória o grupo que desde 1968 dança o Carnaval recebe o seu 12ª troféu.
Em segundo lugar ficou o grupo União Xá de Caxinde com 686 pontos. Já o União 10 de Dezembro ocupou o terceiro lugar acumulando 666 pontos.
O União Mundo da Ilha irá receber como prémio o equivalente em kwanza a quantia de 30 Mil dólares Americanos e para o segundo e terceiro lugares 20 Mil e 12 Mil dólares respectivamente.
Na cerimónia realizada pela Comissão Organizadora do Carnaval foram igualmente encontrados os vencedores das classes B e Infantil com os seguintes resultados:
Classe B
Primeiro Classificado: União Povo Da Samba
Segundo Classificado: União Geração Do Mar
Terceiro Classificado: União Operário Do Rangel
Classe Infantil
Primeiro Classificado: União Cassules Do 10 De Dezembro
Segundo Classificado: União Cassules Jovens Da Cacimba
Terceiro Classificado: União Cassule Fogo Negro
Por: Adriano Fernandes
O Ministério da Justiça revogou o reconhecimento da Igreja Maná Cristã em Angola e determinou a suspensão das suas actividades de acordo com um comunicado publicado no Diário da República na sua edição de 25 de Janeiro do corrente ano.
De acordo com o documento, a revogação do Ministério da Justiça surge na sequência de um processo por violação sistemática da lei vigente e da ordem pública.
“É revogado o reconhecimento da Igreja Maná Cristã, feito através do Decreto-Lei nº 14/92 no DR nº 15, 1ª série, devendo cessar todas as suas actividades, em todo território nacional”. Lê-se no referido documento.
Com sede em Lisboa, a Igreja Maná é uma igreja cristã protestante evangélica trinitarista de origem portuguesa, fundada oficialmente em Setembro de 1984 por Jorge Tadeu.Tem presença em mais de 80 países, em 3 continentes, entre os quais: Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Países Baixos, Bélgica, Luxemburgo, Alemanha, Suíça, Eslováquia, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Angola, Namíbia, África do Sul, Moçambique, Senegal, Tanzânia, Suazilândia, Congo, Brasil, Estados Unidos da América e Canadá.
Jamilson Miguel
No Palácio da Cidade Alta
O Presidente Angolano José Eduardo dos Santos, esta preocupado com as acções terroristas e a grande instabilidade que causam no Iraque, no Afeganistão, no Paquistão e noutros lugares.
O mais alto mandatario da pátria de Agostinho Neto, fez estas declarações no dia 10/01, no palácio da cidade alta, por ocasião da cerimónia de apresentação de cumprimentos de ano novo do corpo diplomático acreditado no nosso país.
" As guerras pela disputa do poder em certas regiões de Africa; as consequências nefastas do aquecimento global da atmosfera em vários países, provocadas pela poluição do ambiente pelos países mais industrializados; as doenças endémicas, a fome e a miséria que atingem vários povos, são assuntos que devem estar inseridos na agenda de trabalho de todos os diplomatas e dirigentes políticos" acrescentou José Eduardo dos Santos.
Para além disso Dos Santos, reiterou por essa razão, o seu apoio às missões de paz das Nações Unidas e às missões de paz da União Africana no nosso continente e assim aderir e pronunciar-se a favor das iniciativas e acções da comunidade internacional que visem a restauração e manutenção da paz e da estabilidade, em África e no mundo em geral.
No seu discurso, José Eduardo dos Santos, sublinhou que Angola esta aberto para cooperar com os países mais industrializados; com as chamadas economias emergentes, que são o Brasil, a China a Índia; com países africanos e outros.
De realçar que esta é uma cerimónia já habitual, aonde participam todos os representantes de países e das grandes instituições mundiais. Dizer também que neste momento o decano dos embaixadores em Angola é o embaixador do Congo Brazzavile, Christian Bembeth.
Jamilson Miguel
No Palácio da Cidade Alta
Depois da realização exitosa do processo eleitoral pela CIPE, Comissão Interministerial para o Processo Eleitoral, dependendo agora do aval final da CNE, Comissão Nacional Eleitoral, para a sua convocação pelo Presidente da República.
O Presidente Angolano José Eduardo dos Santos, anunciou no dia 27 de Dezembro em Luanda, a realização das próximas eleições legislativas, para os dias 5 e 6 de Setembro de 2008.
Essas eleições devem ser realizadas num clima de paz, harmonia e fraternidade entre todos os angolanos, sem recurso à violência verbal ou física, com tolerância e respeito pela opinião e pelas ideias alheias. Disse Dos Santos.
O mais alto mandatário da Pátria de Agostinho Neto, disse ainda que para a realização das eleições em 2008, é necessário que esteja completamente garantida a segurança dos cidadãos e a protecção dos seus bens "pois a ordem pública é uma condição indispensável para que os cidadãos se sintam tranquilos e possam viver sem quaisquer constrangimentos nem receios". Acrescentou José Eduardo dos Santos, numa altura em que a Policia da ordem pública vive momentos menos bons, face as vitimas mortais causadas por esta corporação nos últimos dias.
José Eduardo dos Santos, fez estas declarações, muito esperada por políticos e membros da sociedade civil, quando discursava na sua habitual mensagem de feliz ano novo ao povo Angolano de Cabinda ao Cunene, após a 11ª reunião ordinária do conselho de ministro, órgão colegial do governo.