Cerca de três mil famílias moradoras do vilarejo da Açucareira, no município do Dande, beneficiam, desde o passado dia 26, do fornecimento regular de energia eléctrica resultante da instalação de quatro PT´s na localidade.
Estas unidades transformadoras foram inauguradas pelo Administrador Adjunto para a Área Social do Município do Dande, Francisco Adão, e enquadrou-se nas festividades do 31º aniversário da cidade de Caxito. Os mesmos fazem parte ainda do projecto da reabilitação e expansão das redes de baixa e média tensão da EDEL que numa escala maior vai permitir, futuramente, a electrificação de toda província do Bengo.
Segundo o Administrador Adjunto para a Área Social do Município do Dande, Francisco Adão, essa acção corresponde aos objectivos do Governo na melhoria das condições de vidas das populações. “A inauguração destes PT´s traz alegria para a nossa população, porque quem não podia ver televisão por falta energia em casa agora tem essa possibilidade”, declarou. Posição também defendida por Wilson Coque, comerciante, que afirma que com a adesão a rede pública diminuirá os gastos com combustíveis e geradores. “Anteriormente a energia não era boa, nós tínhamos energia apenas das 18h as 6h e de forma muito irregular. O que podemos fazer, como clientes, é preservar esses postos de transformação e colaborar com a empresa através do pagamento regular nas nossas facturas”, disse Wilson Coque.
A EDEL está na província do Bengo desde Fevereiro do ano passa e já tem instalado uma rede com mais de 22 Postos de Transformação nos municípios do Dande e Icole e Bengo. A empresa espera electrificar toda Província em breve com a conclusão do projecto ChiAng.
O projecto ChiAng visa ampliar e expandir a rede de distribuição de electricidade nalgumas localidades do país e surge no âmbito da linha de crédito da China.
A UEA volta a ter na quarta feira 13 de Abril, uma Maka à quarta feira. Desta vez a Maka é entre Ismael Mateus e os seus leitores. O escritor desafia os seus leitores para um debate publico descontraido sobre Laços de Sangue, sua narrativa, temática e personagens.
Laços de Sangue dá vida a personagens marcantes e traz à tona dramas como a traição no casamento, infertilidade e prostituição masculina e outros. Ismael Mateus promete responder com frontalidade a todas as perguntas dos seus leitores.
Todos são convidados. Os que compraram e já leram. Os que compraram e ainda não leram; Os que compraram e não tiveram autógrafos do autor; os que querem o livro e ainda não compraram e os que quiserem apenas bater um papo.
A maka à quarta feira em forma de café literário, terá debate, venda de livros, assinatura de autógrafos e musica ao vivo.
Embora entrasse a pressionar o adversário e inaugurou o marcador, o Interclube precisou da marcação de penalidades para vencer o El Merreikh do Sudão, por 3-2, e apurar-se assim para a última eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga dos Clubes Campeões Africanos em futebol.
A equipa angolana venceu por 2-0 nos 90 minutos regulamentar, empatando a eliminatória, uma vez que havia perdido pelo mesmo resultado, e nos penaltes foi mais eficaz.
Na partida da primeira-mão, disputada no Sudão, o Al Merreikh também por 3-2. O Interclube começou bem o desafio com algumas jogadas de ataque, mas faltava consistência e concentração aos homens do ataque. Na sequência de um cruzamento do lateral esquerdo Fissi, do Interclube, Manucho Barros apontou, aos 14 minutos, o primeiro golo dos Polícias. Dois minutos antes, o médio Capuco desperdiçara uma soberana oportunidade para inaugurar o marcador. O segundo tento surgiu na transformação de uma grande penalidade, diga-se forçada, aos 41 minutos, quando Messi foi supostamente derrubado na área por um defensor sudanês. Pedro Henriques, na cobrança, dilatou o marcador. Depois dos golos, os polícias começaram a errar constantemente a construção de jogadas ofensivas e acusavam já algum cansaço. Na etapa complementar, o Al Merreikh jogou melhor e tomou conta da linha intermédia do desafio.