O líder do grupo de Kuduro “os Lambas”, Nagrelha, foi condenado a 45 dias de prisão efectiva pelo Tribunal Municipal das Ingombotas por posse e consumo de drogas. Gelson Manuel Mendes, de seu nome verdadeiro, foi detido na noite do dia 8 do corrente mês nas imediações do Eixo Viário onde foi encontrado em poder de um grama de cocaína.
Segundo avançou a media local, no auto de notificação, que foi lido no tribunal pela juíza que julgou o réu, Nagrelha foi submetido a exame pericial de toxicologia, tendo a polícia concluído que o músico além de consumidor também é passador.
Essa não é a primeira vez que Nagrelha vai para a cadeia. Em Dezembro de 2009 o kudurista foi detido sob acusação de tentativa de furto de uma viatura de marca Toyota Hyace, no município do Sambizanga. Dias depois o mesmo foi posto em liberdade pelo Tribunal de Polícia da Ingombota. Além de passar 45 dias encarcerado, Nagrelha vai pagar 40 mil kwanzas de taxa de justiça e dois mil de emolumentos a favor do defensor oficioso.
As operadoras privadas de recolha de lixo têm ainda 20 dias para melhorarem o seu desempenho e mostrarem algum trabalho sob pena de perderem os seus contratos. O ultimado foi avançado pelo governador de Luanda José Maria dos Santos numa reunião que manteve recentemente com a Elisal e as empresas de recolha de lixo da capital.
Entretanto, uma das soluções apontada caso essas empresas, até agora pouco eficiente, deixem de operar é a adopção de um sistema em que os cidadãos recolhem e vendem o lixo. Deste modo, além de combater os resíduos sólidos esse sistema contribuiria para o aumento dos rendimentos das famílias.
Outra possível solução apontada por José Maria foi a retirada das operadoras menos eficazes de algumas zonas e passa-las para outras empresas mas destacadas.
O governador de Luanda acredita que se existir uma mudança de filosofia de trabalho será possível melhorar a vida de muita gente, mudando a página daqueles que ganham muito e fazem não.